A MetSul Meterorologia adverte para um episódio excepcional de ondas de calor em grande parte do Brasil nos próximos dias. As marcas esperadas entre esta semana e a próxima vão superar em muitos os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país com alto potencial de quebras de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos.
Uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil nos próximos dias. Já faz muito calor neste começo de semana no Centro-Oeste e no Sudeste, mas na segunda metade da semana a massa de ar se reforça ainda mais com temperatura atipicamente elevadas, mesmo calor intenso não sendo incomum nestas áreas do território nacional no mês de setembro. Trata-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades.
Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo. A massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas em particular na região do Pantanal e proximidades. Esta região do Centro-Oeste vai estar junto ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Pontos destas áreas podem atingir marcas tão extremas como 43ºC a 45ºC nesta região do centro do domo de calor.
Leia o relatório completo no site da MetSul.
Brasil
[18/09/2023] Boletim Focus: Após IPCA menor do que o esperado, previsões para inflação caem (Valor Investe) – o Boletim Focus divulgado na manhã desta segunda-feira, 18, indica uma melhora nas expectativas do mercado em relação ao índice de inflação de 2023, de 4,93% para 4,86% em relação ao boletim anterior. A previsão para inflação de 2024, acompanhada pelo Banco Central para estabelecer a taxa de juros, também caiu, saiu de 3,89% para 3,86%. A expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto subiu de 2,64% para 2,89%.
[17/09/2023] Total de eleitores de Lula otimistas com o futuro da economia cai de 79% para 66% no ano, diz Datafolha (Folha de S. Paulo) – pesquisa da Datafolha indica que uma parcela dos eleitores de Lula está menos confiante em possíveis melhorias da economia do país. O índice vem caindo desde dezembro do ano passado. Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, o pessimismo também aumentou. A pesquisa foi realizada nos dias 12 e 13 de setembro, com 2.016 pessoas entrevistadas.
[15/09/2023] Brasil chega a 100 focos de gripe aviária; 98 são em aves silvestres (Metrópoles) – o Ministério da Agricultura divulgou na sexta-feira, 15, que o país tem atualmente 100 focos de gripe aviária, 98 em aves silvestres e dois em animais de subsistência. Oficialmente, o pasta declarou emergência zoossanitária em todo território nacional. O maior número de casos está no Sudeste e não há contaminação em granjas, portanto não há riscos de consumo de aves e ovos.
[14/09/2023] Safra agrícola bate recorde e vai a 263 milhões de toneladas em 2022 (Metrópoles) – dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira, 14, indicam uma produção agrícola recorde de 263,8 milhões de toneladas em 2022. É o maior volume de produção registrado na série histórica, que começou em 1975. A safra bateu recorde também em valor, chegando a R$ 830,1 bilhões no ano passado, alta de 11,8% em relação a 2021.