Você já pode fazer seu credenciamento gratuito para a segunda edição da Seafood Show Latin America, que acontece no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, de 24 a 26 de outubro. O evento, promovido pela Francal Feiras e a Seafood Brasil, é “pensado para consolidar e fomentar o mercado de pescado no Brasil“.
Nos três dias de evento, o participante terá acesso a talk shows, panorama do trade, festival de gastronomia japonesa e rodada de negócios, além da oportunidade certa para aprender mais e ampliar a rede de negócios de todos os envolvidos no setor da pesca.
Entre os talk shows, você terá palestras de nomes como Angel Rubio, analista sênior da Urner Barry, Icaro Rodrigues, executivo da Nielsen IQ, Meg Felippe, diretora nacional de peixarias do Carrefour, e Thomas Ayres, CEO de O Peixeiro, entre outros. A JubartData estará lá em talk show sobre cases do varejo de pescado fresco e processado, com a participação do nosso cientista de dados, Francisco Abraão Oliveira.
Entre os expositores na programação deste ano estão nomes de peso como a Abrapes, Brazilian Fish, Cermaq Chile, Frumar, Bom Peixe e outros. Você confere a lista completa aqui. Em sua primeira edição, realizada em 2022, o Seafood Show Latin America recebeu 3.100 profissionais do setor, 76 expositores de 23 países e 26 estados brasileiros, com 37 horas de programação e 82 palestrantes nacionais e internacionais.
Prêmio Melhores Peixeiros do Brasil no Seafood Show
Durante a Seafood Show acontece ainda o processo seletivo da 2ª edição do prêmio Melhores Peixeiros do Brasil, que tem por objetivo “reconhecer e valorizar a profissão de peixeiras e peixeiros, estimular a exposição adequada de pescado no ponto de venda e promover o incentivo ao consumo de pescado“.
As inscrições para quem deseja participar vão até o dia 26 de setembro. A competição tem duas fases.
A primeira consiste no preenchimento da ficha de inscrição e o envio de 2 vídeos de até um minuto para o e-mail indicado no regulamento. Um vídeo deve conter a apresentação da dupla e o outro vídeo a apresentação de uma vitrine expositora no estabelecimento indicado no formulário. O júri técnico composto por profissionais ligados às áreas da indústria e comércio de pescado no país vai avaliar o Formulário e Vídeos com notas de 1 a 5 e indicará 4 duplas finalistas.
A segunda fase acontece durante a feira, em São Paulo, durante os dias 24 a 26 de outubro. As quatro duplas finalistas se dividem e se apresentam duas em cada dia. Duas duplas se apresentam no dia 24/10 e as outras duas duplas finalistas se apresentam no dia 25/10 recebendo, em um período determinado, os votos do público. Ao final dos dois dias, os votos serão computados e a dupla vencedora será anunciada durante o Global Reception, evento de premiação que acontece no dia 25/10 às 20h, durante a feira.
Economia
[11/09/2023] Lácteos: Preços em queda e rentabilidade comprometida (AgroNews) – segundo o Boletim de Preços do Mercado de Leite e Derivados divulgado pela Embrapa, os preços continuaram a cair ao longo do mês de agosto, um cenário que tem feito os produtores registrarem margens nulas ou negativas. A principal causa da crise tem sido o alto volume de importações e consumo estagnado, uma crise que afeta toda a cadeia produtiva. A JubartData publicará ainda essa semana estudo sobre o comércio exterior dos queijos, setor diretamente afetado pelo de leite.
[11/09/2023] Mercado eleva para 2,64% projeção do crescimento da economia em 2023 (Agência Brasil) – no Boletim Focus desta segunda-feira, o mercado elevou a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 de 2,56% para 2,64%. É a terceira semana consecutiva que o boletim traz aumentos na expectativa em relação ao PIB. O mercado também projeta uma inflação maior para o ano, saiu de 4,92% para 4,93%. O economista e ex-presidente do Banco Central, Affonso Celso Pastore, não tem estado tão otimista assim.
Meio ambiente
[11/09/2023] Olhar voltado para a Amazônia ameaça sobrevivência do Cerrado (Agência Brasil) – em comemoração ao Dia do Cerrado, que acontece em 11 de setembro, a Agência Brasil traz uma série com três matérias especiais sobre o bioma, que ocupa 24% do território nacional e tem sofrido com o avanço da agropecuária de exportação e com a tese de Bioma de Sacrifício. As matérias cobrem os altos índices de desmatamento da região, segurança hídrica e povos tradicionais.
Rio Grande do Sul
[11/09/2023] Equipe interministerial visita municípios atingidos pelo ciclone e destina R$ 741 milhões (Ministério da Agricultura e Pecuária) – o Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin anunciou, no domingo, 10, que as ações do Governo Federal para atendimento aos municípios atingidos pelos efeitos de um ciclone no Rio Grande do Sul já totalizam R$ 741 milhões. Os recursos têm sido destinados a busca e salvamento nas regiões afetadas. O Mapa tem contribuído com programas de subsídio de alimentos e atuado em políticas estruturantes na tentativa de recuperar a produção rural. Já o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação deverá contribuir para a instalação de um sistema de monitoramento no estado.