Nesta quinta-feira, apresentamos uma série de links com dicas sobre novas ferramentas de IA, potencialmente úteis em qualquer área de atuação profissional, ou apenas para diversão. Tem ainda notícias sobre a nova rede social da Meta, o Threads, e o Flux, uma nova proposta de reforma de como deveriam ser os teclados de computador.
Inteligência artificial
GPTKit – o GPTKit é uma inteligência artificial especializada em identificar textos criados por… inteligência artificial. Segundo eles, “você está cansado de não ser capaz de distinguir entre textos escritos por humanos e aqueles escritos pelo gpt? Não precisa procurar mais! Usando uma estratégia multi modelo, nós somos capazes de identificar e classificar tanto textos humanos quanto os gerados pelo gpt“. A precisão da ferramenta pode chegar a 96%.
[23/08/2023] Recursos úteis de inteligência artificial para jornalistas (Knight Center) – o Knight Center tem essa lista de recursos de inteligência artificial para uso por jornalistas – podem ser úteis para qualquer profissional na verdade. Tem de ferramentas de geração de textos a geração de voz. Vale uma conferida./
Simulon
Ainda em fase de testes, e com acesso apenas por convite, o Simulon é um capturador de movimentos em tempo real (no vídeo abaixo você tem um exemplo do que isso significa exatamente). Basicamente, o sistema troca a imagem de alguém em movimento por uma versão em CGI. Já existem sistemas semelhantes no mercado, mas que não chegam ainda no nível de definição prometido pelo Simulon. A ver se funciona realmente bem quando lançado oficialmente.
Redes sociais
[22/08/2023] Meta’s Threads begins rolling out on the web, as Zuckerberg takes more direct aim at Elon Musk’s X (CNBC) – a nova rede social da Meta, o Threads, que nasceu com o objetivo de concorrer com o Twitter (hoje X), está, aos poucos, permitindo seu uso pelo computador de mesa, além do uso apenas pelo aplicativo de celular. A medida é uma clara aproximação com o X, que desde sempre permite a interação em qualquer tipo de máquina.
Hardware
Flux Keyboard – o teclado Flux é dessas reformas em dispositivos já consolidados, como são os tecladas, que prometem revolucionar a interação entre usuário e máquina. O dispositivo, que deve estar disponível apenas em 2024 e está em pré-venda por US$ 450,00 (R$ 2.192,00 na cotação da data de publicação deste texto), tem uma tela de alta definição IPS como seu grande atrativo, com teclas construídas em maglev, ou seja, são magneticamente suspensas. Bonito de ver.
Imagem do post gerada pelo Midjourney.