Se você anda meio perdido e quer, ou precisa, aprender mais sobre IA, o Google tem uma série de cursos para iniciantes em seu caminho de aprendizado sobre inteligência de dados generativa. É um conteúdo parrudo que definitivamente vai deixar o assunto mais claro para você. Nossas dicas de ferramentas da semana são o Jupyter AI, uma aplicação para deixar notebooks de análise mais sagazes, e o Project IDX, IDE de programação do Google que está em fase de lançamento – no momento, o site apenas aceita cadastro de interessados. Ainda no território das IAs, a Nvidia anunciou uma nova série de chips que promete deixar o processamento de LLMs mais veloz. E, de quebra, uma ótima piada com dados e com Donald Trump da Insider.
Cursos
Generative AI learning path – para quem estiver interessado em saber mais sobre inteligência artificial em um nível menos amador, o Google tem um caminho de cursos chamado Generative AI learning path com dez cursos, entre introdutórios e intermediários, sobre o assunto. Entre os temas estão LLMs, geração de imagens, tradução de texto, resumos e até mesmo questões éticas.
Ferramentas
Jupyter AI – bom, finalmente alguma forma de inteligência artificial chegou a Jupyter Notebook e ao JupyterLab. Em uma iniciativa da própria turma do JupyterLab, a Jupyter AI pode ser usada como um comando mágico (%%ai) que habilita uma interação por chat com os dados presentes no notebook – você vai conseguir conversar agora com seus csvs. Para instalar a ferramenta…
pip install jupyter_ai
… e pronto, mais uma IA para você treinar.
Project IDX – é a nova IDE em nuvem lançada pelo Google esta semana. Com base no Visual Studio Code, a empresa promete um ambiente de desenvolvimento full stack com, claro, uso de inteligência artificial. O GitHub tem uma ferramenta semelhante, também com o VS Code, o Codespaces, que por sua vez tem integração com o GitHub Copilot.
Inteligência Artificial
[08/08/2023] Nvidia reveals new A.I. chip, says costs of running LLMs will ‘drop significantly’ (CNBC) – a Nvidia anunciou um novo modelo de chip que, segundo promessas da empresa, deverá reduzir ainda mais os custos de processamento de modelos de linguagem, o GH200. A empresa já detém 80% do mercado de chips voltados para IA, com o GH200, que promete entregar 141 gigabytes de memória e 72 núcleos em um processador central ARM, deverá abocanhar uma parcela ainda maior.
Visualização de dados
A visualização da dados da semana, talvez do mês, é essa compartilhada pelo cientista político e presidente do Eurasia Group, Ian Bremmer no X (ex-Twitter).
Imagem gerada pelo Midjourney.