Nesta quinta-feira, você sabe mais sobre a criação de um ministério dedicado a pequenas e médias empresas, cooperativas e empreendedores individuais pelo governo federal; as ações do governo de São Paulo de incentivo à pesca no estado; o programa de subsídio do diesel também para pequenos pescadores; e duas notícias científicas, a identificação de uma nova espécie de peixe no Rio Tocantins e o potencial de uma proteína do niquim no tratamento à asma.
Brasil
[29/08/2023] Lula diz que criará ministério para pequenas empresas e empreendedores (Uol) – o presidente Lula anunciou em sua live semanal realizada na terça-feira, 29, a criação de um ministério para atender pequenas e médias empresas, cooperativas e empreendedores individuais, público que atualmente é atendido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o MDIC. A criação da nova pasta faz parte das negociações para encaixar o PP e Republicanos no desenho do governo, como forma de conseguir uma base mais ampla no Congresso Nacional.
Pescado
[28/08/2023] Governo de São Paulo lança ações de incentivo ao setor de pescado (Seafood Brasil) – entre as ações cridas pelo governo de São Paulo para atender produtores e pescadores artesanais no estado estão um parque aquícola, a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento e Proteção à Pesca Artesanal e à Aquicultura e o Plano de Ações Integradas para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista, todas com o objetivo de promover o aumento de renda e produção de alimentos.
[31/08/2023] Pescadores têm até 30/9 para inscrições ao subsídio do óleo diesel (Seafood Brasil) – pescadores artesanais têm até 30 de setembro para aproveitar o programa de subsídio de óleo diesel do governo federal. O programa do Ministério da Pesca e Aquicultura contará com R$ 33,9 milhões em verbas para atender uma frota estimada em 24 mil embarcações. Você tem mais informações sobre o programa no site do ministério.
[29/08/2023] Asma: estudo do Butantan revela que molécula de veneno de peixe pode ajudar no tratamento; entenda (Estadão) – estudos do Instituto Butantan, publicados na revista científica Cells, indicam que um peptídeo derivado do veneno do peixe niquim pode ajudar no tratamento da asma. A doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta 262 milhões de pessoas no mundo, com 455 mil mortes anuais. A proteína tem propriedades anti-inflamatórias e reduziu em 60% a quantidade de células que causam inflações no pulmão.
[28/08/2023] Biólogo da UVCZ descobre nova espécie de peixe no Rio Tocantins (T1 Notícias) – o biólogo Anderson Brito Soares e os pesquisadores Marcelo Costa, da Universidade Federal do Maranhão, e Paulo Henrique Franci, da Universidade Federal do Tocantins, identificaram uma nova espécie de peixe no Rio Tocantins, batizado de Myloplus animacula. A nova espécie se junta a outras 12 espécies do gênero Myloplus e está presente também no Rio Araguaia e afluentes.
Imagem gerada pelo Midjourney.