A semana começa com novas expectativas do mercado no Boletim Focus do Banco Central, com previsão de um PIB de 2,31% para 2023. O boletim traz ainda uma expectativa de inflação de 3,87% para 2024. Na seleção de hoje, você fica sabendo mais sobre o que tem acontecido com as águas residuais da usina nuclear de Fukushima, no Japão, e sobre o plano do governo Lula para transformação ecológica. No setor da pesca, a Folha de São Paulo noticia, mais uma vez, a venda ilegal de tubarões e raias ameaçadas de extinção; e o começo da vigésima edição da Semana do Pescado.
Brasil
[28/08/2023] Boletim Focus: mercado espera uma inflação maior no ano que vem (Valor Investe) – o Boletim Focus do Banco Central divulgado nesta segunda-feira, 28, traz uma expectativa de PIB ligeiramente maior para o final de 2023, sai de 2,29% do último boletim para 2,31%; e a taxa Selic continua com previsão igual, de 11,75%. Quanto ao dólar, o a expectativa mediana do mercado subiu de R$ 4,95 para R$ 4,98 no final de 2023. A previsão do mercado para a inflação em 2024 também subiu ligeiramente em relação à última edição, foi de 3,86% para 3,87%, após quatro semanas consecutivas de quedas. O índice é acompanhado de perto pelo BC para estabelecer a taxa Selic.
Japão
[26/08/2023] O que contém a água de Fukushima que o Japão começou a despejar no Oceano Pacífico (Folha de S. Paulo) – a matéria da Folha de São Paulo, uma reprodução da BBC News Mundo, traça um panorama completo do que tem acontecido com as águas residuais do acidente na usina nuclear de Fukushima, ocorrido em 2011. Em resumo, a água que tem sido lançada ao oceano contém trítio e cabono-14 em níveis seguros, segundo o governo japonês e a Tepco, proprietária da usina.
Meio ambiente
[25/08/2023] Mercado de carbono, hidrogênio, combustível do futuro: entenda o plano de economia verde do governo (Estadão) – o Plano de Transformação Ecológica, projeto do governo Lula que deve regulamentar o mercado de carbono, hidrogênio e combustíveis, terá como foco a criação de tetos para emissão de poluentes, o que deve ter maior impacto nas indústrias de cimento, siderurgia, alumínio, químicas, petróleo, gás e grandes frigoríficos. O objetivo central, em última instância, é um crescimento com baixa pegada de carbono.
Pescado
[27/08/2023] Tubarões e raias em extinção são vendidos no maior mercado da Amazônia (Folha de S. Paulo) – o reportagem da Folha mostra um problema que não é recente na pesca brasileira: a venda de tubarões e raias ameaçadas de extinção, atividade que é considerada ilegal no país. Segundo a matéria, 9 das 11 amostras coletas no Ver-O-Peso, em Belém, são de espécies em perigo.
[17/08/2023] Consumo de pescado cresce 65% no Brasil desde 2004 (Agência Brasil) – criada para promover o consumo de peixes, frutos do mar e derivados no Brasil, a Semana do Pescado terá sua vigésima edição entre 1º e 15 de setembro. O evento, que pretende envolver toda a cadeia produtiva do setor, é considerado uma espécie de segunda quaresma no consumo de produtos da pesca. A matéria da Agência Brasil traz um levantamento do crescimento do consumo desde a criação da semana, em 2004, e entrevista com Altemir Gregolin, presidente da International Fish Congress & Fish Expo Brasil.
Imagem gerada pelo Midjourney.