Com a aprovação do arcabouço fiscal esta semana, o governo Lula avança em mais uma de suas pautas prioritárias, mesmo que a aprovação não possa ser considerada uma vitória completa. Na seleção de leituras desta sexta-feira, 25, incluímos ainda textos sobre Javier Milei, o candidato à frente nas eleições argentinas, e sua proposta de dolarização e extinção do banco central do país. Você fica sabendo mais sobre a expansão dos Brics, que agora passa a contar com onze países e sobre a crise entre os produtores de leite brasileiros.
Brasil
[22/08/2023] Câmara aprova arcabouço fiscal e deixa de fora regra defendida pelo governo (G1) – a Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira, 22, a nova proposta de arcabouço fiscal apresentada pelo governo Lula. Embora a aprovação possa ser considerada uma vitória do governo, não chegou a ser uma vitória completa, a casa derrubou um item, incluído durante a tramitação no Senado, que permitia ao governo enviar despesas para o Orçamento de 2024 considerando a inflação até o final do ano, o que abriria um espaço fiscal de R$ 40 bilhões para o próximo ano.
Argentina
[23/08/2023] Brazil’s real, not the dollar, could be the solution to Argentina’s currency turmoil, an economist says (Insider) – quem tem acompanhado as eleições na Argentina já teve um primeiro contato com o candidato Javier Milei e suas propostas de dolarização da economia do país e a extinção de seu banco central. Para quem não entende exatamente o que isso significa, trazemos duas dicas de leitura, ver adiante.
A primeira é uma contextualização sobre a extinção do BC argentino feita pelo repórter da Bloomberg, Ignacio Doll, muito objetiva mas um tanto assustadora.
Na segunda, matéria da Business Insider com uma sugestão do economista chefe do Instituto de Finanças Internacional, Robin Brooks. Para ele, “se a Argentina deseja tanto um sistema de câmbio fixo – afinal, a dolarização é apenas um tipo de câmbio fixo – que atrele sua moeda ao Real. O Brasil é um exportador de commodities (assim como a Argentina), possui grandes superávits comerciais (ao contrário da Argentina) e um banco central muito confiável (ao contrário da Argentina). Tal sistema de câmbio fixo poderia funcionar para a Argentina“.
Comércio exterior
[24/08/2023] Expansão do Brics: bloco anuncia 6 novos membros (BBC Brasil) – os Brics, que antes contava com as participações de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, agora conta também com Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Egito, Irã e Etiópia. O grupo sai de cinco membros para onze, e ainda está sem um nome definido. Mas o que isso significa? O grupo, que não é um bloco econômico no modelo do Mercosul ou União Europeia, é um mecanismo de cooperação internacional quem tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento socioeconômico dos países membros. A participação do bloco na economia mundial é, atualmente, maior que a do G7, o que tem reflexos na geopolítica mundial.
Pescado
[17/08/2023] Tambaqui do Vale do Jamari conquista selo de indicação de procedência (Seafood Brasil) – da notícia da Seafood Brasil: “apesar dos desafios produtivos, 2023 tem sido um ano muito positivo para a imagem do tambaqui produzido em cativeiro no Brasil. Depois de receber o prêmio de inovação em food service na Seafood Expo North America, em março, o tambaqui produzido no Vale do Jamari, em Rondônia, recebeu, em 15 de agosto, o reconhecimento da primeira Indicação Geográfica (IG), na espécie Indicação de Procedência (IP) para o Colossoma macropomum in natura e processado”.
Queijos
[17/08/2023] Medidas do governo não devem acabar com crise no setor de leite, diz Gadolando (AgroEmDia) – para a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul, as medidas anunciadas pelo governo federal para contornar a crise que aflige os produtores de leite no Brasil não terão o efeito desejado.
De acordo com a resolução do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), foi aprovado um aumento de 12,8% para 18% no Imposto de Importação, válido por um ano, para três produtos lácteos. Os produtos afetados incluem óleo butírico de manteiga, utilizado como ingrediente em queijos processados, além de outros produtos lácteos, molhos, pães, queijos de pasta mofada (azul) e outros queijos que utilizam Penicillium roqueforti para criar veios, e queijos com teor de umidade entre 46% e 55%, em peso – massa macia. O Gecex decidiu ainda revogar a alteração de 10% na Tarifa Externa Comum (TEC). Essa mudança afeta produtos como iogurte, manteiga, queijo ralado e doce de leite.
Para a associação, no entanto, o problema reside na importação de produtos como leite em pó e o queijo muçarela, que deveriam constar na lista do governo para mitigar a crise no setor.
Imagem gerada pelo Midjourney.